Baixa Visão

unfocused-i-500É normal as pessoas com baixa visão perderem alguma da sua independência, mais do que seria necessário ou aceitável. Contudo, é possível contornar uma grande parte dos obstáculos criados por este problema. Seja através de equipamento ou de simples alterações na rotina é possível aumentar substancialmente a qualidade de vida e até retomar actividades abandonadas, como ler um jornal, ver televisão ou usar um computador.

O que é a baixa visão?
Sofrer de "baixa visão" significa que o nível de acuidade visual não é suficiente para ler um texto impresso, ver televisão, ou realizar tarefas simples como ler o destino de um transporte público mesmo com óculos graduados. A visão central ou periférica podem estar diminuídas e a cirurgia pode não ser viável.

Algumas estatísticas

Cerca de 1/4 da população está em risco de desenvolvimento de glaucoma e 5% apresentam sinais de Degeneração Macular. Acima dos 50 anos ou mais, 2% população sofre de degeneração macular, e acima dos 75 anos os números chegam aos 30%. 5% da população, não consegue ler sem ajudas este texto, mesmo recorrendo a ajudas ópticas convencionais.

Causas

A grande maioria das pessoas (existe uma percentagem baixa que nasce já com baixa visão) adquire baixa visão devido a ferimentos ou doenças oculares como cataratas, glaucoma, retinopatia, degeneração macular, entre outras.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são: ver manchas claras ou escuras, ver linhas onduladas na zona central da visão, visão turva ou duplicada, perda de visão periférica, dificuldades em ver em locais com pouca iluminação, encadeamento em situações normais, ver flashs de luz, ver pontos flutuantes, entre outros.

Soluções para a baixa visão

É essencial ter noção que nos dias de hoje, a tecnologia permite contornar a grande maioria dos obstáculos causados pela baixa-visão. Mas também é possível aumentar o conforto e a qualidade de vida alterando alguns hábitos que facilitem o quotidiano e a rotina.

 

Conselhos úteis

Equipamento

Software gratuito

Partilhe nas redes sociais

Submit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

603431 440549395997713 1303674722 n

 


Oculista do Feijó

Grupo Optivisão

Rua Dr. António Elvas 49a 2810-167 Feijó, Almada

TLF 212509720 | FAX: 212509729 oculista@oculistadofeijo.pt

tfs rgb

all-payments

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

compliments