A lágrima - O equilíbrio perfeito

CryingWomansEyes

Emoções fortes, como alegria ou tristeza extrema, rir prolongadamente ou bocejar, levam à produção de lágrimas. A irritação dos olhos também tem a mesma consequência.

O que nos leva a chorar? O que é realmente a lágrima?

A lágrima é um líquido produzido por um conjunto de glândulas que permite aos olhos estarem sempre lubrificados e livres de corpos estranhos ou sujidade.

O filme lacrimal contém substâncias capazes de lutar contra infecções bacterianas, funcionando como um componente do sistema imunitário do organismo.

O nosso organismo produz lágrimas diferentes, consoante a necessidade:

Lágrima Basal - Produzida permanentemente, para que a superfície dos olhos esteja sempre húmida, lubrificada e protegida.

Lágrima reflexa - É produzida quando o organismo tem necessidade de “limpar” os olhos devido a irritação ou entrada de corpos estranhos no olho. Este tipo de lágrima ocorre em várias situações: desde o simples picar de cebola, ingestão de alimentos “picantes” ou bocejar até aos casos mais extremos de gás lacrimogéneo ou spray pimenta.

Lágrima emocional - É produzida quando somos atingidos por emoções fortes. O nosso organismo produz este tipo de lágrima quando está em stresse emocional, no entanto em situações extremas, como pânico ou fuga, este tipo de lágrima não é produzida porque o sistema nervoso simpático inibe a secreção lacrimal.

O filme lacrimal é composto por três camadas:

Camada aquosa - Transporta os elementos solúveis

Camada lipídica - Retarda a evaporação da lágrima

Camada Mucosa- Transmite humidade à superfície ocular

Existem vários tipos de desordens associadas à lágrima. Estima-se que a síndrome de olho seco atinge 15% da população mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde. Existem várias soluções para o alívio dessa situação, que pode tornar-se verdadeiramente incómoda.

“Lágrimas de crocodilo”

Quantas vezes utilizou esta expressão? Sabia que existe uma desordem ao nível do filme lacrimal com esse nome?

As lágrimas de crocodilo, também conhecido como síndrome de Bogorad, é uma desordem causada por um problema após uma paralisia facial. Nesta rara condição, os pacientes lacrimejam durante a salivação, em situações em que se alimentam ou simplesmente cheiram comida.

Uma lágrima saudável é essencial para a visão perfeita! Visite a nossa loja para conhecer soluções para aumentar o conforto ocular, ou visite http://oculistadofeijo.com/pt/45-lubrificantes-oculares

Partilhe nas redes sociais

Submit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Ultímas notícias

603431 440549395997713 1303674722 n

 


Oculista do Feijó

Grupo Optivisão

Rua Dr. António Elvas 49a 2810-167 Feijó, Almada

TLF 212509720 | FAX: 212509729 oculista@oculistadofeijo.pt

tfs rgb

all-payments

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

compliments